Os vossos filhos despacham-se para a escola lindamente? É acordar, comer, higiene, vestir (ou qualquer outra ordem) e prontos para sair?

Parabéns! Comigo nem sempre é assim, melhor dizendo poucas são as vezes que não tenho que repetir umas 100 vezes para vestir, outras 200 para lavar os dentes…. Não é incapacidade, mas sim falta de vontade e distração à mistura.

E no final da manhã lá vêm as lenga-lengas da mãe (eu):

“Faz o que tens a fazer primeiro para que te sobre tempo para o que queres fazer”

“Se te tivesses despachado quando disse, saímos de casa com tempo, sem nos chatearmos e ainda tínhamos tempo para ver bonecos (desenhos animados). Não achas que era melhor?”

Há dias que uma pessoa tem mais paciência, outros menos e outros…que tem mais CRIATIVIDADE!

Tenho em casa algo que acho super útil. Além de servir de entretenimento para as crianças, pode ser uma boa ajuda para os pais: uma ardósia. Até tenho duas: uma no quarto do filho e outra na cozinha; são peliculas aderentes.

Já tinha usado uma vez, pelo menos, para ajudar no despacho matinal. Um dia de passeio de autocarro com a escola, que por si só devia ser suficiente para algum aceleramento. Acho eu! 🙂

  08:55 – hora de sair de casa

Hoje foi dia de puxar pela criatividade também. O despacho foi um jogo com vários níveis. 🙂

  • Nível 1: vestir camisola >>> 10 pontos
  • Nível 2: vestir calças >>> 10 pontos
  • Nível 3: vestir meias >>> 10 pontos (ainda pediu ajuda com intenção de ser mais rápido, mas disse que assim eram menos 5 pontos e já não foi preciso)
  • Nível 4: calçar sapatos em 10 segundos (antecipei, mas assim foi mais um nível enquanto lhe preparava o pequeno-almoço) >>>10 pontos
  • Nível 5: tomar pequeno-almoço até ás 8:35 X
  •                                    2ª tentativa: até às 8:40 >>> -5 pontos
  • Nível 6: arrumar loiça do pequeno-almoço. 🙂 ) >>> 10 pontos
  • Nível 7: lavar os dentes durante o tempo que a escova pisca (comprei há pouco tempo uma escova de dentes de tem uma luz que pisca o tempo que é suposto demorarmos a lavar os dentes: 3minutos – parece menos do que é) >>> 10 pontos
  • Nível 8: dar comer aos peixes sem me perguntar se está bom e sem deixar cair no chão >>> -5 pontos (veio perguntar-me, fartinho de saber, mas é o hábito)
  • Nível 9: fazer a cama >>> 10 pontos
  • Nível 10:  Dar-me 10 beijinhos. 🙂 P.S.: Recebi mais….

 10 pontos cada nível concluído

Correu tudo lindamente. Ninguém se chateou, não andei a fazer de papagaio e estava pronto a horas.

Nem chegámos a fazer a soma dos pontos. Não era necessário, a graça estava em ir concluindo os níveis.

Ficam com a sugestão. Claro que têm que ajustar aos gostos e rotinas dos vossos filhos.

Tenham um bom dia!

Eliane Félix

Categorias: Infância

4 comentários

Teresa César · Janeiro 15, 2018 às 6:09 pm

Como é que esta publicação me tinha escapado?! Excelente ideia!! E a escova de dentes que pisca, onde descobriste? Conta me tudo!

    admin · Janeiro 16, 2018 às 11:03 am

    😁
    Os artigos estão sempre disponíveis para consulta no blog. Toca a explorar. 😉
    A escova que pisca foi encontrada num hipermercado.
    Beijinhos 😘

Sabla Oliveira · Novembro 14, 2017 às 10:38 pm

Wow!! Adorei a ideia! Vou experimentar com o meu filhote!! Obrigada

    admin · Dezembro 4, 2017 às 2:31 pm

    Ainda bem. Aguardo feedback. 😉

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.