Traduzido à letra = sinais de bebé e estes sinais = gestos

Estes sinais, estes gestos servem para os bebés comunicarem conosco .

Ou seja, Programa Baby Signs® é um programa de comunicação para bebés.

Este programa de comunicação foi criado para bebés ouvintes puderem comunicar antes de terem a capacidade física de falar. Foi criada baseando-se na linguagem gestual americana e na observação de gestos que os bebés já fazem autonomamente.

E acreditem que quem usa Baby Signs® com os seus filhos não o faz por ser engraçado, mas sim por ser bastante importante e facilitador. Desta forma, conseguem melhor compreender e atender o seu bebé porque como todos já perceberam os bebés não vêm com instruções, vamos os conhecendo aos poucos.

A determinada altura, é normal só a mãe e/ou o pai perceber o que o bebé quer. O ideal será todos os cuidadores do bebé, pelo menos, compreenderem as suas necessidades. Para tal, foi criado o Programa Baby Signs® .

Este Programa já existe há mais de 30 anos e já estão mais que estudados e comprovados os seus benefícios.

Enamorem-se com este Programa. São muitos os seus benefícios:

  • aumento da auto-estima: sendo compreendido o bebé sente-se mais crescido, mais capaz pois o adulto o compreende e sabe o que ele quer.
  • diminuição de birras : conseguindo passar a mensagem que pretendem, os bebés não têm necessidade de fazer birras pois não há necessidade de chamar a atenção na tentativa de ser atendido.
  • diminuição de frustrações: este é o efeito contrário ao primeiro benefício que apontei, pois conseguindo comunicar com a outra pessoa não se vai sentir frustrado por não conseguir fazer-se entender, mas sim ficar contente.
  • desenvolvimento emocional: também há gestos para identificar emoções para que possam “dizer” como se sentem em determinada situação. Quanto mais cedo conseguirem identificar as suas emoções, melhor conseguirão lidar com elas.
  • acesso à mente do bebé: quantas vezes não pensamos ou ouvimos alguém perguntar: “o que será que está a pensar?”. Há até quem pense que eles nada têm para pensar, pois ainda pouco viveram, mas desenganem-se. Os bebés pensam e fazem associações desde muito cedo. Por regra, não têm é como nos mostrar.
  • aumento do vocabulário: por regra, um bebé que use o Programa Baby Signs® vai ter um vocabulário mais rico que quem não o aplica, pois vai começar a “falar” mais cedo, vai ter mais tempo para adquirir palavras.

Estas são algumas das vantagens que tem quem aplica o Programa Baby Signs®.

E com que bebés podemos usar este Programa? 

Esta linguagem gestual foi criada a pensar em bebés ouvintes até aos 2 anos porque é a idade média em que já se expressam verbalmente de forma a serem compreendidos.

Em MÉDIA. O que significa que uns mais cedo, outro mais tarde. Uma criança que já tenha dois anos feitos, mas que ainda tenha dificuldade em expressar-se pode usar o Programa Baby Signs®.

Pois esta ferramenta de comunicação serve para nos ajudar a compreender quem tem tanto a nos dizer.

P.S.: Diminui as birras da forma como expliquei, mas não garante que desapareçam totalmente. Há vários tipos de birra. 🙂

Algumas dúvidas esclarecidas aqui: Dúvidas

Se a dúvida não ficou ainda esclarecida, não hesite em contactar: Contactar

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.