Quem tem filhos tem a confirmação que o tempo voa.

No meu caso, o meu piolhito já tem 19 meses e o mais velho quase 6 anos.

Como é óbvio, já muitas histórias temos para contar, mas quero contar-vos como são os 19 meses cá de casa com Baby Signs®.

Não sei ao certo quantos meses tinha quando começámos a expô-lo aos gestos, mas foi desde cedo que começámos a falar com as mãos também.

No início, tinha uma certa dificuldade em limitar-me a um número reduzido como aconselhado, pois a minha vontade era muita,

Pois, basicamente quem aplicava o Programa era eu.

O mano achou um piadão no início, depois deve ter-se cansado de não ver as maos do mano a responder de igual forma e deixou de fazer…ate  ver os gestos a serem feitos pelo mano. 😁

Artigo relacionado: À espera de gestos

E o pai, assim como outros familiares ficaram à espera de resultados e eu deixei-os esperar para ficarem rendidos mais tarde.

Artigo relacionado: Primeira vez que pai viu gesto feito pelo filho

Começou a caminhada Baby Signs® pé ante pé e aos 14 meses teve um BOOM!

Nao sei quantos gestos ja fez até agora, mas o mes passado contei 41, pouco depois começou a fazer “livro”, “bacio”, “medo” e mais alguns.

Ha vários gestos que deixou de fazer, por já dizer a palavra ou pronunciar sílaba(s) para determinada palavra e tem outros tantos que faz simultaneamente.

Por vezes, diz algo e quando não percebemos (às vezes, simplesmente não ouvimos à primeira), reforca com o gesto para que entendamos.

Atualmente é uma criança que gosta de livros, pois consegue interpretá-los, usa palavras com ditongos, como: acabou, frio, partiu e camião e já junta palavras, como: “já ta” e “é meu”.

Sei que aos poucos os gestos vão desaparecendo e talvez até sinta saudade deles, pois embora a família tenha entrado no mesmo “barco” (artigo relacionado: É preciso uma aldeia), por vezes eram como que códigos nossos (artigo relacionado:Momento nosso no batizado).

Mas faz parte da aprendizagem e é para isso que o Programa Baby Signs ® serve. Para facilitar a aprendizagem de vocabulário e desta forma, ajudá-los a crescer.😍

Tenham um bom dia!

Eliane Félix

 

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.