Eu sou uma das mães que decidiu ir usando o Programa Baby Signs®, mesmo sabendo que os “resultados” demorariam a ser alcançados.

Porquê tão cedo?  Não sei a idade exata em que o Baby Signs® começou a ser apresentado ao baby, mas julgo que tinha entre 1 a 2 meses de idade.

É óbvio que já sabia que ele não ia começar logo a fazer gestos, mas também falamos para os bebés e sabemos que eles não nos vão responder. Quem é que não fala para o seu bebé mesmo sabendo que ainda está longe a aquisição da fala?

A grande vantagem de começar desde cedo a usar o Programa Baby Signs® é que temos mais tempo para transformar os gestos em algo natural, que faz parte do nosso quotidiano.

A desvantagem é querer ensinar mais gestos, mas ter que esperar que ele adquira algum primeiro para depois introduzir algum novo.

Não sei quando irá começar a fazer gestos, mas obviamente estou ansiosa para que chegue o dia em que o vejo a expressar-se com as mãos para “dizer” o  que quer, o que vê ou o que está a pensar.

Enquanto esse dia não chega, vou estando atenta tentando perceber se os movimentos semelhantes aos gestos que ensino são simplesmente semelhantes ou intencionais.

Não sei se irá demorar muito ou pouco, pois cada criança tem o seu timing… há bebés que com 6 meses já fazem gestos, outros que com 11 meses ainda não fazem nenhum…

Ainda não faz nenhum gesto, mas desde os 6 meses que compreende bem um: “LEITE”. Desde então que se estiver ao colo e lhe perguntar, fazendo o gesto: “Queres leitinho?”, ele deita-se automaticamente para ser amamentado. 🙂

O meu filho atualmente tem 8 meses e sei que mais dia menos dia irá fazer o seu primeiro gesto, depois o segundo..e entretanto terá o seu BOOM de gestos! 🙂

Tenham um bom dia!

Eliane Félix


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.