Os bebés adoram bolinhas de sabão e desde cedo!

Muitos ficam como que hipnotizados, outros (também dependendo da idade) tentam apanhá-las, outros apenas seguem com o olhar…

O que é certo é que tanto miúdos como graúdos gostam de bolinhas de sabão, é quase como se assistíssemos a um truque de magia…aquela leveza, aqueles reflexos de cor, o suspense se rebenta ou não…. 😊

As primeiras vezes que levo bolinhas de sabão para as Aulas Pais & Bebés ou para as Sessões Baby Signs em creche, tanto em sala de berçário como creche pára tudo: uns de sorriso no rosto porque reconhecem o objeto, outros pela novidade…

Recordo-me que numa das creches que têm Sessões Baby Signs como AEC (Atividade Extra-Curricular) a primeira vez que usei as bolinhas de sabão até as profissionais que estavam na sala do berçário ficaram admiradas pela perplexidade e sossego do momento.

Havia inclusive um bebé em adaptação, “muito chorão”, que não se ouviu durante esse tempo, apenas admirava as bolinhas de sabão.

Saiu o comentário: “Temos que arranjar bolinhas de sabão para a sala!”.

E sim! Porque não? Apenas temos que ter o cuidado de não direcionar as bolas de sabão para os olhos e boca dos bebés.

Em berçário, as bolinhas de sabão além de funcionarem como estímulo para comunicarem o que querem ou que querem mais, servem como momento de relaxamento, momento sensorial e também podemos aproveitá-las para estimular a deslocação.

Com deslocação, não me refiro especificamente a andar ou gatinhar, muito antes podemos estimular o movimento e coordenação das mãos aproximando-as e incentivando a rebentá-las. E é tão bom quando começas a ver os bebés a fazê-lo autonomamente!

Nas sessões Baby Signs, no tema da hora do banho, as bolinhas de sabão são o auge da sessão da sala de creche! 😉

Aí, para a maioria funciona como estímulo e não como relaxamento. Conseguimos trabalhar o gesto de bolinhas de sabão e/ou o de mais.

A partir da segunda sessão, é muito provável que haja bebés a pedir mais bolinhas de sabão, gesticulando, mesmo antes de perguntar se querem mais.

Com isto, quero deixar a dica, sobretudo para pais que estão nesta fase em isolamento social com os bebés em casa: usem e abusem de bolinhas de sabão com os vossos bebés!

E se o molhar é preocupação, há solução. Podem usar na hora do banho! Eles vão adorar!

Vamos ficar bem! 🌈

Eliane Félix

Instrutora Certificada Baby Signs


0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.