“É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança” provérbio africano
É um provérbio africano, mas aplica-se a qualquer país, continente ou cultura. Embora haja a tendência das famílias serem cada vez mais pequenas, mas os avós, tios, amigos…são a nossa aldeia.
Admiro e felicito quem tem filhos e consegue conjugar trabalho-casa-filhos e não tem qualquer tipo de ajuda de familiares, apenas tem a creche/escola. Têm uma aldeia pequenina.
Eu tenho uma boa aldeia felizmente! Que dão uma grande ajuda indo buscar as crianças à escola e ficando com elas até eu ou o pai sairmos do trabalho ou ficando com um ou os dois ao fim-de-semana. Aproveito mais uma vez para lhes agradecer: OBRIGADA!!
Nunca disse tantas vezes obrigada, como depois de ter filhos.
Pois, mesmo que considerem obrigação ou que saibamos que o fazem de coração, os filhos são nossos, nós é que decidimos tê-los, logo a OBRIGAÇÃO é nossa. Dos restantes elementos (família ou não) é ajuda, é boa vontade.
Além da “aldeia” ser importante como ajuda para conjugar as várias vertentes de uma pessoa que tenha filhos e trabalhe: mãe/pai – trabalhador(a) – mulher/marido, é igualmente significativo na adaptação a várias pessoas e meios.
Com o Programa Baby Signs® é igual. Quantas mais pessoas ao redor do bebé, quantos mais cuidadores, aplicarem o Programa, melhor.
Mais cuidadores a aplicar = mais gente a entender o bebé
Todos ficam mais seguros e confiantes: bebé e adultos. Pois, tanto os bebés como os adultos se sentem frustrados quando não há compreensão.
As creches a pouco e pouco estarão certificadas e serão uma mais-valia no sucesso da comunicação com o bebé.
Podemos eventualmente dar-lhes a conhecer ou sugerir para que sejam certificadas num futuro próximo, para que os nossos bebés possam também usufruir.
E os outros cuidadores dos nossos bebés?
Vão eventualmente perguntando o que estamos a fazer e até podemos ensinar um gesto ou outro, mas não ficam completamente “aptos” a aplicar o Programa Baby Signs®.
Como tal, decidi oferecer um workshop Baby Signs para familiares e amiga que me ajudam a cuidar do baby: a minha aldeia.
Fica a sugestão para quem quiser garantir melhor eficácia do Programa.
Descrição de Programa Baby Signs®: O que é?
Tenham um bom dia!
Eliane Félix
0 comentários